INSTRUÇÕES DE USO - ALCE'S BARBEARIA
Com o aplicativo Alce's Barbearia instalado em seu smartphone, você poderá realizar as seguintes ações:
- Agendar sua reserva;
- Cancelar ou adiar reservas previamente agendadas;
- Receber lembretes sobre suas reservas;
- Acessar a lista de serviços oferecidos;
- Acessar nosso endereço;
- Deslocar-se até nós usando apps de mapas;
- Compartilhar o app com seus amigos;
- Cadastrar-se no app;
- Fazer login no app, caso já tenha cadastro;
- Fazer logoff no app;
- Redefinir sua senha.
Instruções:
1. Agendar reserva
Para agendar uma reserva:
- Na tela inicial do app, clique no botão Agendar.
- Caso você não esteja logado no app, neste momento você terá que escolher entre: (1) fazer login com
cadastro existente, ou (2) cadastrar-se. Digamos que você escolha neste momento a segunda opção
("Quero me cadastrar").
- O app vai solicitar a digitação dos seus dados (nome completo, nome de usuário desejado, celular,
telefone, e-mail, data de aniversário, senha e confirmação da senha). Preencha todos os campos
obrigatórios. Após preencher os campos, vai aparecer uma barra inferior com um botão "Avançar".
- Clique em Avançar. Neste momento, vai aparecer uma tela de configurações com opções que podem ser
deixadas habilitadas ou desabilitadas (Ex: "Desejo receber e-mails ou mensagens promocionais da Alce's Barbearia"
e outras). Habilite/desabilite estas opções de acordo com o seu gosto e clique novamente no botão inferior
da tela, que pode ser "Avançar" ou "Cadastrar". Aguarde a mensagem indicando que seu cadastro foi criado
com sucesso.
- Clique no botão Avançar. Aparecerão os serviços disponíveis. Escolha um ou mais serviços,
clicando sobre eles (observação: não é possível selecionar mais de um serviço do tipo Cabelo, nem mais de um
serviço do tipo Barba, porém é possível selecionar Cabelo + Barba).
- Clique novamente em Avançar. Aparecerão os profissionais disponíveis. São listados apenas os
profissionais aptos a realizar todos os serviços que você selecionou anteriormente. Clique sobre o nome
ou foto do profissional para selecioná-lo.
- O app irá mostrar uma data e uma tabela com os possíveis horários desta data. Os horários podem estar
disponíveis ou reservados. Clique sobre um quadrado disponível da tabela para selecionar este horário.
Caso não haja nenhum horário disponível nesta data ou você queira reservar para outra data, você pode
clicar nas setas acima da tabela para ir à data anterior ou posterior. Você também pode clicar sobre a data
em si, para selecionar um dia específico no calendário.
- Após escolher o horário, clique em Avançar. O app vai mostrar então as informações da reserva que
você está incluindo, para que você confirme se está tudo OK antes de incluir a reserva. Neste momento, você
também pode escolher um ou mais lembretes (1 dia, 1 hora ou 30 min), clicando sobre eles. Estes lembretes
são os horários em que você deseja receber notificações em seu smartphone sobre a reserva que está criando,
ou seja, se você deixar habilitado o lembrete de "30 min" você receberá uma notificação 30 minutos antes do
horário da sua reserva. Neste ponto, se você perceber que algo está errado (data, hora, profissional ou
serviços), você pode clicar em voltar (seta no canto superior esquerdo), corrigir a informação e avançar
novamente.
- Se estiver tudo OK, clique em Confirmar! e aguarde a mensagem indicando que a reserva foi
incluída com sucesso.
2. Cancelar ou adiar a reserva
Caso você tenha criado uma reserva e ainda falta mais de 1 hora para chegar o horário agendado,
você pode cancelar ou adiar a reserva. Siga estas instruções:
- Deve haver um botão Minha Reserva ou Minhas Reservas na tela inicial do app. Clique sobre
ele.
- O app vai listar as reservas que você incluiu anteriormente. Selecione a reserva que deseja
cancelar. Vai aparecer uma barra inferior com os botões "Cancelar" e "Adiar".
- Caso deseja cancelar, clique em Cancelar. Na mensagem de confirmação, clique em Sim e
aguarde a mensagem indicando que sua reserva foi cancelada com sucesso.
- Caso deseja adiar, clique em Adiar. Na tela que aparece, selecione uma nova data e horário
clicando sobre um dos quadrados disponíveis, depois clique em Avançar. Verifique se está tudo OK,
clique em Confirmar! e aguarde a mensagem indicando que a reserva foi alterada com sucesso.
3. Receber lembretes
Você receberá automaticamente os lembretes, na forma de notificações no seu smartphone. Os lembretes
serão recebidos sempre que você tiver incluído uma reserva e no momento da inclusão da reserva selecionou
lembretes.
Ex: caso você tenha incluído uma reserva para o dia 20 às 18:00 e escolheu o lembrete de "1 hora", você
receberá uma notificação no dia 20 às 17:00.
Importante: ao receber estes lembretes, clique sobre a notificação para abri-la no app. Ao abrir, o app
vai solicitar que você Confirme ou Cancele a reserva. Se estiver tudo OK, clique em Confirmar,
desta forma o profissional terá certeza de que você comparecerá à reserva.
4. Acessar a lista de serviços
Na tela inicial do app, clique em Serviços. Aparecerá a lista de serviços oferecidos, com
nome, valor e tempo previsto de cada serviço.
5. Acessar nosso endereço
Na tela inicial do app, clique em Endereço. Aparecerá nosso endereço e telefone.
6. Deslocar-se nós utilizando apps de mapas
Na tela inicial do app, clique em Endereço. Aparecerá nosso endereço. Na parte
inferior desta página, você encontrará os botões Google Maps, Apple Maps (apenas no iOS),
Waze e Uber.
Ao clicar em cada um destes botões, será aberto o aplicativo correspondente já com as direções de destino
para nosso endereço.
Para que isto funcione, é necessário que o aplicativo correspondente já esteja pré-instalado e configurado
em seu smartphone.
7. Compartilhar o app com seus amigos
Na tela inicial do app, clique sobre o botão com símbolo de compartilhar (ele está na parte
inferior, entre os botões das redes sociais).
Escolha um aplicativo pelo qual deseja compartilhar (ex: Whatsapp). Será enviado para o aplicativo
escolhido um texto contendo um link para download do aplicativo Alce's Barbearia.
Com isto, seus amigos poderão utilizar este link para encontrar o aplicativo.
8. Cadastrar-se
O cadastro é necessário ao agendar reservas, para que nossos profissionais possam identificar você,
além de trazer mais praticidade para futuras reservas.
Uma vez feito o cadastro, você pode agendar seus horários com mais agilidade, pois o aplicativo não
precisará mais solicitar seu nome e telefone a cada agendamento. Para cadastrar-se, faça o seguinte:
- Na tela inicial, clique sobre o botão da engrenagem. Isto vai fazer abrir um menu na
lateral esquerda.
- Neste menu, clique em Criar cadastro.
- Vai aparecer um formulário com vários campos que devem ser preenchidos (nome completo, CPF, nome
de usuário, celular, telefone, e-mail e dia de aniversário). Informe todos os campos obrigatórios e
clique em Avançar.
- Vai aparecer uma tela onde você irá informar seu nome de usuário e senha. O nome de
usuário é gerado automaticamente a partir do seu nome, porém você pode alterá-lo para o qual desejar
(não pode coincidir com o nome de usuário de outro cliente, caso isto aconteça você será avisado ao
confirmar o cadastro e terá que escolher outro nome). A senha deve ter no mínimo 4 dígitos (letras e/ou
números) e deve ser informada em dois campos a mesma senha (isto é feito como uma forma de garantia contra
erros de digitação). Dica: não utilize senhas óbvias demais como "12345" que o app não irá deixar passar.
- Clique em Avançar. Neste momento, vai aparecer uma tela de configurações com opções que podem
ser deixadas habilitadas ou desabilitadas (Ex: "Desejo receber e-mails ou mensagens promocionais da
Alce's Barbearia" e outras). Habilite/desabilite estas opções de acordo com o seu gosto e clique novamente no
botão inferior da tela, que pode ser "Avançar" ou "Cadastrar". Aguarde a mensagem indicando que seu
cadastro foi criado com sucesso.
- Após o seu cadastro ser incluído, você estará "logado" no aplicativo. Ou seja, pode agendar novas
reservas sem informar nome/telefone. O login deste aplicativo é persistente, ou seja, mesmo que feche
o aplicativo e abra novamente, você continuará logado, a não ser que faça "logoff".
9. Fazer login no app
Esta ação pode ser realizada apenas se cadastrou anteriormente, e não está atualmente "logado" no
app.
Ou seja, se você reinstalou o aplicativo, trocou de celular, fez "logoff", etc.
Faça o seguinte:
- Na tela inicial, clique sobre o botão da engrenagem. Isto vai fazer abrir um menu na
lateral esquerda.
- Neste menu, clique em Fazer login.
- O aplicativo vai solicitar seu nome de usuário e senha, que foram informados na criação
de seu cadastro. Informe estes campos.
- Clique no botão Logar e aguarde a mensagem indicando que seu login foi realizado.
10. Fazer logoff no app
- Na tela inicial, clique sobre o botão da engrenagem. Isto vai fazer abrir um menu na
lateral esquerda.
- Neste menu, clique em Fazer logoff. Clique em Sim para confirmar.
11. Redefinir sua senha
Caso você esteja logado no aplicativo e queira redefinir sua senha, faça o seguinte:
- Na tela inicial, clique sobre o botão da engrenagem. Isto vai fazer abrir um menu na
lateral esquerda.
- Neste menu, clique em Alterar senha.
- Na tela que aparece, informe no primeiro campo a sua senha atual, e nos dois campos seguintes
a nova senha (informe a mesma senha no segundo e terceiro campo).
- Clique no botão Avançar e aguarde a mensagem confirmando que sua senha foi alterada.
Caso você não esteja logado no aplicativo mas lembre sua senha atual, faça primeiro login no
aplicativo, depois efetue os passos acima.
Caso você não esteja logado no aplicativo e tenha esquecido sua senha atual, faça o seguinte:
- Na tela inicial, clique sobre o botão da engrenagem. Isto vai fazer abrir um menu na
lateral esquerda.
- Neste menu, clique em Fazer login.
- Na tela de login que se abre, informe seu nome de usuário (da mesma forma que você informou
quando se cadastrou no aplicativo) e clique sobre o botão Esqueci a senha. Vai aparecer uma mensagem
explicando os próximos passos. Confirme a mensagem.
- Você receberá uma mensagem por E-mail ou SMS em seu celular contendo um número "PIN". Aguarde até
receber esta mensagem (pode demorar alguns minutos). OBS: Esta mensagem será enviada para o e-mail ou
número de celular consta em seu cadastro. Se o número que você havia cadastrado é diferente do dispositivo
que está usando agora, receberá esta mensagem naquele dispositivo.
- Após receber a mensagem, abra a mensagem para ver o número PIN recebido. Continuando no
aplicativo Alce's Barbearia, informe o número PIN conforme você recebeu na mensagem, e depois a sua
nova senha (repita a mesma senha nos dois campos seguintes).
- Clique em Avançar e aguarde a mensagem de confirmação para saber se sua senha realmente foi
redefinida. Se estiver tudo OK, após esta mensagem de confirmação, seu login será efetuado automaticamente
e você já estará logado no aplicativo.
INFORMAÇÕES PARA CONTATO
Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida sobre as funções do aplicativo, ou encontre algum
problema, entre em contato conosco no seguinte e-mail: deschamps.apps@gmail.com.